terça-feira, junho 22, 2010

De mais qualidade de vida ao seu cãozinho

Leve seu cãozinho ao veterinário

leve-o sempre  a um veterinário de confiança (se não tiver nenhum pergunte a um amigo, peça indicações). Ele poderá confirmar as vacinas, dar "uma geral" no bichinho e orientá-lo sobre dosagem de vermífugos, etc.


Nunca de comida humana ao seu cãozinho

A nossa comida é temperada demais e desbalanceada para o uso animal. Só use ração (existem excelentes marcas) pois os cachorrinhos tem necessidades próprias e elas são produzidas e balanceadas para o tamanho e idade dos bichinhos. Além disso o uso contínuo diminui o volume das fezes e evita diarréias.

De a ração seca, sem mistura com água ou leite, pois seu uso ajuda a evitar o tártaro. E se isso tudo não bastar a ração industrializada é mais prática (pra viajar é uma beleza), fácil de estocar, dura muito e é bem econômica.



Eduque seu cãozinho

Acostume-o desde pequeno a fazer as necessidades sempre no mesmo local. Da mesma forma vá dando ordens básicas como senta, deita, quieto, etc.

O cão adora ser ensinado e deve ser premiado por seus acertos com palavras e afagos.
Quando errar um comando não deve ser castigado, mas quando fizer xixi no lugar errado ou roer o pé da mesa deve ser repreendido com um NÃO bastante firme.
Mas não espanque o cão !!
Geralmente não é necessário bater e lembre-se que a memória dele é mais curta que a nossa. Ser castigado por algo que fez a horas, para o cão é incompreensível. Ele se tornará arredio e inseguro.




Cuidado com ruas e praças

Nos primeiros meses, até completar a vacinação, evite sair com seu amigo para a rua ou locais públicos. Existem várias doenças que podem ser adquiridas apenas por passar onde um cão doente urinou.


Passeie sempre com seu cão

Ele precisa gastar energias e fazer exercícios assim como nós, além de ser muito saudável tanto pra você quanto para o cão, você ainda o fará muito feliz

Nenhum comentário: