sábado, junho 26, 2010

Curiosidades sobre os felinos!


AUDIÇÃO SUPERAPURADA
O ouvido do gato é de uma precisão extrema. A camada externa que o reveste chamada de córtex auditivo, que dispõe de dez milhões de neurônios consegue distinguir diferentes sons emitidos simultaneamente por fontes próximas. O gato também é capaz de registrar freqüências vizinhas de ultra-sons, imperceptíveis para nós e os cães.
Incrível, mas verdade!

OS MAIS DORMINHOCOS
O gato foi apontado como o oitavo maior dorminhoco do reino animal. Ainda que a ciência não esteja convicta disso, uma coisa ela afirma sem receio: o nosso felino doméstico está, sem dúvida, entre os bichos que mais dormem.Suas horas de sono correspondem a quase dois terços de sua vida. Recentes estudos eletrencefalográficos detalharam: o gato passa 15% do tempo em sono profundo e 50% em sono leve. Os estudos também revelaram que, durante o sono, a sua atividade mental é tão intensa quanto a que mantém acordado. Reforça-se daí a suposição que todos nós já tínhamos: o gato deve sonhar.


OS "TIPOS" DE MIADOS
Os gatos miam para expressar seus sentimentos e desejos. Já foram encontrados cerca de 100 miados diferentes. Acredita-se que este som seja mais usado na comunicação com os homens do que com os animais. Uma miado fraco significa cumprimento. Um curto indica que o gato está com fome ou querendo fazer as necessidades. Já o longo é uma maneira de dizer que está com dor. Ao pressentir um inimigo, o bichano geralmente emite um miado breve e alto. Existe também o miado típico do acasalamento, um som que o gato ouve de longe.


Nenhum comentário: